"Gostava de treinar um clube português"

Publicado a
Atualizado a

"No Benfica havia muitos grupos no plantel", recorda o russo

Serguey Yuran é dos poucos que pode gabar-se de ter conquistado o título de campeão nacional ao serviço de dois grandes de Portugal: Benfica e FC Porto. Por isso mesmo, confessa ter vivido os melhores momentos da sua carreira, enquanto jogador, em Portugal.

Depois de o avançado ter pendurado as chuteiras em 2001, devido a uma lesão contraída ao serviço dos austríacos do Sturm Graz, iniciou a carreira de treinador e, na última época, festejou o seu primeiro feito na sua nova função ao conquistar o título de campeão da II Divisão do campeonato russo, ao comando do Shinnik Yaroslav.

Este ano prepara-se para fazer a sua estreia como técnico principal na primeira Liga da Rússia, mas admite que gostaria de regressar a Portugal. "Primeiro pretendo fazer um bom trabalho na Rússia, mas tenho como objectivo treinar um clube na Europa e gostaria muito de voltar a Portugal, onde fui muito feliz como jogador".

O ex-internacional russo continua atento ao futebol português e é sem admiração que vê o FC Porto liderar o presente campeonato, com larga vantagem sobre a concorrência. "O FC Porto faz sempre um início de época muito bom e por isso quase todos os anos é campeão", assinala, para acrescentar a diferença entre os dois clubes por onde passou em Portugal.

"O FC Porto tem uma direcção muito forte e, ao contrário do que se passava no Benfica quando lá estive, onde havia muitos grupos dentro do plantel, o plantel portista é um grupo muito unido e funciona como uma família", salienta.

O actual treinador do Shinnik Yaroslav vai ficar no Algarve até ao próximo dia 17, a realizar o trabalho de pré- -temporada. O objectivo para a próxima época é ambicioso: passa por terminar entre os dez primeiros classificados do campeonato russo.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt